segunda-feira, 15 de junho de 2015

3 R's é uma necessidade planetária

          
Projeto SIMEC, professores: Siba, Ivo e Ruth



OS 3 R's DO CONSUMO SUSTENTÁVEL


"Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades" (ONU, 1991, Nosso Futuro Comum)

O consumo consciente é um ato de reflexão antes do ato da compra ou do descarte de um produto qualquer.

Antes de praticar os 3 Rs que vão ajudá-lo no consumo sustentável, adote o R de REPENSAR.Verifique se o que você está comprando é necessário ou supérfluo, se é essencial para o seu bem estar ou se não passa de um impulso de compra.

Como praticar os 3 Rs da ecoeficiência:


REDUZIR:

Reduzir significa economizar de todas as formas possíveis. Numa sociedade onde quase todas as embalagens são descartáveis, é preciso repensar nas diversas maneiras de se combater o desperdício.
Adote estas dicas: 

Procure sempre produtos mais duráveis;

Compre apenas o suficiente para consumo, evite desperdício de produtos e alimentos; 

Reforme e conserte os objetos, no lugar de substitui-los por outros;

Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não são recicláveis.

Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, passa o shampu ou ensaboa a louça. Abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade; 

Desligue a TV e apague a luz quando sair.

Lance a moda de usar os dois lados do papel na hora de tirar fotocópias de documentos de grande volume.

Use o verso de papéis impressos para fazer os seus rascunhos ou bloquinhos de recados.

Recuse embrulhos e embalagens supérfluas na hora de fazer compras. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de lona para dispensar os saquinhos de plástico.

Não jogue papéis, latinhas e bitucas de cigarro nas ruas, pois vão direto para os bueiros, causando entupimentos e enchentes. Os únicos responsáveis pela poluição das águas, mares, rios e lagos somos nós, a população. 

Pilhas - substitua as pilhas comuns pelas recarregáveis, que têm um tempo de vida útil muito maior. Assim, você reduz o número de descarte de pilhas.


REUTILIZAR: 


Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. Veja alguns exemplos:

Doe o que ainda pode ser usado por outras pessoas para brechós e instituições de caridade: roupas, sapatos, móveis, bijouterias, brinquedos, CDs, DVDs.

Livros escolares, romances, enciclopédias - Não jogue fora aquele livro que não quer ler mais. Doe para uma escola ou biblioteca pública. Tem muita gente que está procurando aquele livro que se encontra esquecido na sua estante.

Aproveite tudo o que puder dos alimentos, economizando também nas quantidades. Talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes são altamente nutritivos e, com um pouco de criatividade, podem ser transformados em pratos saborosos.


RECICLAR: 


Se não deu para reduzir nem reutilizar, a melhor solução é enviar as embalagens pós-consumo para a reciclagem.

Você sabia que 60% do seu lixo é reciclável, isto é, pode voltar ao seu ciclo de vida em forma de uma nova embalagem ou produto?

Garrafas de plástico, embalagens de produtos de limpeza e higiene, latinhas de ferro e alumínio, embalagens longa vida, jornais, revistas, folhetos, papéis e óleo vegetal usado podem ser encaminhados para as empresas recicladoras.

Como fazer? Veja se o seu edifício adota a coleta seletiva de lixo: você separa dentro de casa os materiais recicláveis, a equipe de limpeza recolhe e armazena.

Depois, é preciso entrar em contato com um sucateiro que vai ao seu condomínio comprar estes materiais.

Se não houver sucateiros disponíveis, junte seus materiais recicláveis limpos e secos em um saco transparente, para serem recolhidos pelo próprio caminhão da coleta seletiva de lixo da Comlurb, que faz o roteiro porta a porta em vários bairros. 
O recolhimento é feito uma vez por semana, em dias alternados ao da coleta domiciliar. Consulte se a sua rua está neste roteiro, acessando o sitewww.rio.rj.gov.br/comlurb ou ligue para (21) 2204-9999


ATENÇÃO!


Observe a sequência lógica da filosofia dos 3 Rs: primeiro reduzir, depois reutilizar e finalmente reciclar.
Não aumente o consumo só para ter mais material para reutilizar e reciclar!
Atividade Referencia
Site acessado dia 16 de junho de 2015, Reviverde!
REVIVERDE - Instituto Ambientalista da Cidade do Rio de Janeiro
Pensando no amanhã, reciclamos hoje.
Telefones: 
(21)2431-2050 / (21)98772-2300 /(21)99888-3962
E-Mail: reviverde@reviverde.org.br 
Todos os Direitos Reservados


Nenhum comentário:

Postar um comentário