quarta-feira, 14 de setembro de 2011


BLOG DO RUI

     A ideia do blog surgiu da necessidade de um espaço para divulgação dos trabalhos dos alunos. Na era do acesso imediato à informação e da publicidade gratuita, restringir os feitos dos alunos às quatro paredes da sala de aula é um bloqueio à criatividade. O blog é uma tentativa de nos aproximarmos do mundo dos jovens, de falar a sua linguagem, no propósito de estimulá-los a participar das práticas pedagógicas com o mesmo gás e energia que despendem em seu lazer na internet.
    O blog foi construído numa perspectiva interdisciplinar, utilizamos seu espaço para interligar os conteúdos que ficam fragmentados na sala de aula.
  As aulas de informática dão forma aos conteúdos inseridos no blog. Os próprios alunos criam, produzem e divulgam seus trabalhos na plataforma.
  As produções de texto ganharam nova roupagem através desse instrumento. Os alunos se sentem mais motivados a escrever  quando sabem que seus textos não ficarão restritos à leitura do professor.
As aulas passeio ganharam mais publicidade e passaram a servir como fonte de pesquisa depois de inseridas no blog.
   Na hora de postar, é necessário que os alunos pesquisem os assuntos, selecionem o mais conveniente e organizem as informações de forma objetiva e criativa. Assim, trabalhamos como pesquisar e como organizar aquilo que foi pesquisado segundo determinados objetivos.
  O blog é uma prática pedagógica de sucesso porque ao nos aproximarmos do mundo dos alunos conquistamos seu interesse em participar.
Professoras responsáveis:
Tatiana Corrêa Ferreira
Ruth Di Buriasco





Rui Barbosa

 nasceu  Salvador  -   05.11.1849   
 faleceu Petrópolis  - 10. 03. 1923



Biografia do site da UOL. 


    Rui Barbosa consagrou-se como a águia de Haia, na Conferência de paz  na cidade de Haia na Holanda,
                                                                      Haia Holanda


    A cidade é a sede de quatro tribunais internacionais: o Tribunal de Arbitragem Permanente, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, e a Corte Penal Internacional, o que levou a cidade a ser referida como "a capital jurídica do mundo".


       Em 1907 Rui Barbosa de Oliveira bacharelou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1870. No início da carreira, na Bahia, engajou-se numa campanha em defesa das eleições diretas e da abolição da escravatura. Depois, seria político relevante na República Velha, ganhando projeção internacional durante a Conferência de Paz de Haia (1907), em que defendeu a teoria brasileira de igualdade entre as nações.

Eleito deputado na Assembléia Provincial da Bahia em 1878, passou no ano seguinte a deputado geral (ou seja, representante da província no Legislativo nacional, no Rio de Janeiro). Atuou na elaboração da reforma eleitoral, na reforma do ensino e na emancipação dos escravos.

Com a República, tornou-se vice-chefe do governo provisório e assumiu a pasta das Finanças. Também escreveu o projeto da Carta Constitucional da República. Sendo dissolvido o Congresso por Deodoro da Fonseca, Rui abandonou o cargo que ocupava e passou à oposição.

Em 1893, envolveu-se na Revolução da Armada e acabou exilado. Após ter passado pela Argentina, Lisboa, Paris e Londres, voltou para o Brasil e foi eleito senador pela Bahia em 1895.

Rodrigues Alves, presidente da república, designou-o representante do Brasil na 2ª Conferência de Paz de Haia. No Brasil, dada sua brilhante inteligência e eloqüência, ganhou por isso o título "Águia de Haia".

A verdade, porém, é que a impressão causada por lá não foi tão positiva assim (o representante alemão, por exemplo, não foi o único a considerar Rui "o mais aborrecido dos participantes"). No final da vida, ainda seria eleito juiz do Tribunal Internacional de Haia.

Em 1916, indicado pelo então presidente Venceslau Brás, representou o Brasil no centenário da independência argentina, discursando na Faculdade de Direito de Buenos Aires sobre o conceito jurídico de neutralidade. Em plena Primeira Guerra Mundial, o discurso causaria a ruptura das relações do Brasil com a Alemanha.

Três anos depois, Rui recusaria o convite para chefiar a delegação brasileira na Conferência de Versalhes (1919), que estipulou os termos da paz entre vitoriosos e derrotados na Primeira Guerra.

Com seu enorme prestígio, Rui Barbosa candidatou-se duas vezes à Presidência da República (nas eleições de 1910, contra Hermes da Fonseca, e nas de 1919, contra Epitácio Pessoa em 1919), mas foi derrotado em ambas.

Como jornalista, escreveu para diversos órgãos, em especial "A Imprensa", o "Jornal do Brasil" e o "Diário de Notícias", tendo presidido esse último. Sócio-fundador da Academia Brasileira de Letras, sucedeu a Machado de Assis na presidência da casa.

Rui Barbosa morreu aos 73 anos. Sua extensa bibliografia, em mais de cem volumes, reúne artigos, discursos, conferências e anotações políticas escritas durante toda uma vida. Sua vasta biblioteca, com mais de 50 mil títulos, pertence à Fundação Casa de Rui Barbosa, em sua antiga residência no Rio.

copiou colou citou ...viva a faculdade rsrsr... Ruth.

<a href="http://educacao.uol.com.br/biografias/rui-barbosa.jhtm">