Datas

19 DE ABRIL — DIA DO ÍNDIO



Os Fulni-ô são o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua - o Ia-tê - assim como um ritual a que chamam Ouricuri, que atualmente realizam no maior sigilo.

Na parte central das terras da reserva indígena se encontra assentada a cidade de Águas Belas rodeada totalmente pelo território Fulniô.

Esse ano de 2017 receberemos alguns índios da tribo Fulni-ô 
Na procura de estágio o aluno de graduação Henri, que estuda  biologia pelo cederj, entrou no colégio,e assim começou nosso conhecimento sobre essa cultura maravilhosa, ele chegou  no  momento que procuravamos alguém para nos orientar na divulgação da cultura indìgena, e assim, sejam bem vindos ao nosso colégio.
No dia 20 de abril teremos a culminância do projeto com algumas turmas apresentando seus trabalhos, salve o povo da floresta!!

https://pib.socioambiental.org/pt/povo/fulni-o

Resultado de imagem para kayapó
Ìndia Kayapó na imagem 















       O 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.
No início do século XX, havia um interesse muito grande por essas etnias, sobretudo com o desenvolvimento da etnologia, isto é, o ramo da antropologia que se dedica aos estudos das chamadas “culturas primitivas”. O esforço pela compreensão dos hábitos e da importância dos povos indígenas para história despertou a atenção também para o âmbito das políticas públicas que visassem à salvaguarda desses hábitos e costumes.
celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.
No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo. Veja o texto do decreto-lei:
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeira Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o "Dia do Índio",


. Tribo Fulni-Ô

Nenhum comentário:

Postar um comentário