O texto é meu

O projeto "Escrever e coçar é só começar!"  é um sucesso...leia a seguir a produção de alguns alunos da 2006. Se depois ficar inspirado, experimente também, acessando o link:
seja um roteirista



Título: Um exemplo de superação 
Descrição da personagem:

Durval um homem trabalhador,  que está em seu local de trabalho , ele  está com  uma fisionomia meia abatido, parece cansado. O seu maior objetivo é ser promovido engenheiro civil mas para isso precisa vencer muitos obstáculos em sua vida. É uma pessoa honesta que procura dar o pão de cada dia a sua família.
É um trabalhador muito esforçado e habilidoso em sua profissão.

Sinopse:

Durval por ser um trabalhador muito ocupado, quase não tem tempo para os seus familiares, isso acaba causando muitos problemas na vida dele, e por não ter muito tempo para se dedicar aos seus filhos e esposa, isso acaba o deixando triste, pensando em uma maneira de ficar mais próximo de sua família, o único jeito é diminuir a carga horária. 
Por esse motivo ele acaba perdendo a chance de virar um grande engenheiro civil que era seu maior objetivo.

Com muita ajuda de seus familiares, ele conseguiu enfrentar as suas dificuldades psicológicas. Com mais facilidade para lidar com isso, ele foi com mais alto estima para realizar seus afazeres, mais alegre e sorridente sabendo que sua família esta o apoiando.
E ainda com menos tempo para o trabalho ele se esforça o máximo para conseguir seu objetivo.

Com muita determinação seu principal objetivo foi concluído com êxito, que era se tornar um engenheiro muito popular. Com essa promoção ele passou a ter mais tempo com a família e deu uma expectativa de vida melhor . Com muita determinação e apoio de sua família, ele realizou um sonho de criança. E foi graças ao reconcilio com sua família ele conseguiu ajudar sua esposa a construir um belo restaurante e conseguiu uma faculdade de medicina e uma de direito para seus filhos. 
Autores : Gregory, Wudson 
Turma :2006



Título:  Emanuel e Tórki
Descrição da personagem:

Um imperador jovem com seus 18 anos chamado Emanuel,  alto, forte com porte atlético e olhos claros.Logo após a morte de seus pais em uma guerra para a defesa do império se tornou um jovem egocêntrico e egoísta, Emanuel agia iresponsávelmente por que não tinha a capacidade para comandar um império tão grande pois seu pai ainda estava lhe ensinando a comandá-lo , era filho único e só queria mordomias.

Sinopse:

Em uma noite de lua cheia e calma, seu conselheiro armou-lhe uma emboscada para  matá-lo e assumir o trono. Então ele vê pela janela de seu quarto flechas de fogo sendo arremeçadas em direção ao seu castelo, ele fica desesperado  desce rapidamente pela passagem secreta do castelo e pega seu cavalo Tórki no estábulo ,foge pela floresta  até encontrar uma cabana onde mora uma linda mulher chamada Elena, feiticeira e era sua amiga de infância, e a pede  ajuda.

Ela então sabendo do que havia acontecido lhe dá um dragão chamado estrela para que o ajude a combater o exército dirigido por seu conselheiro que o havia traído e quando sobrevuôu viu seu império sendo saquiado e massacrado ficou revoltado e corajosamente lutou com o conselheiro que estava na frente de batalha e mandou o dragão para combater o exército.

Ao derrotar o conselheiro e o exército houve o julgamento 0 e ele foi condenado a forca e Emanuel assumiu o trono com sua nova conselheira Elena e começou a administrar seu império com mais responsabilidade por que era a lembrança e herança que seus pais lhe deixaram. E sua vida foi seguindo e seu império aumentando e felizes e contentes para sempre.
Nomes:Alexandra e Lucas
Turma:2006




Título: A golpista
Descrição da personagem:

Malvina era uma pessoa muito formosa,sexy e todos a desejavam,mais ela só brincava com os sentimentos dos outros.O prazer de Malvina era ser superior a todos e se relacionar com homens casados.
Ela mora em um hotel da Barra da Tijuca e sempre sonhou em ser rica e para isso estava disposta a tudo até se for preciso matar alguém para alcançar seu objetivo.

Sinopse:

Em um dos relacionamentos que Malvina tinha se envolvido com um homem chamado Ramirez ele era  bastante rico que se apaixonou por ela,mais ele mal sabia que ela era uma golpista.Mesmo sendo casado fazia tudo por ela era, um completo sacerdote.Depois que ela descobriu  que ele era muito apaixonado,começou a se aproveitar dele,pedindo tudo o que desejava.Com o passar do tempo ela foi se aproximando da familia de Ramirez
com objetivo de matar sua esposa e casar se com ele 

Depois de um jantar na casa de Ramirez que acabou muito tarde Joana esposa de Ramirez convidou Malvina para dormir em sua casa então ela teve a idéia de por seu plano em prática,matar Joana,pois seria mais fácil porque ela já tinha uma doença gravíssima e precisava tomar  muitos remédios.
Certa hora Joana deitada pediu para Malvina pegar seu remédio,mais em vez de dar o medicamento certo trocou os frascos e a matou com chumbinho.


Como Ramirez gostava de muita segurança em sua casa pois câmeras em todos os cômodos da casa,mais dificilmente via as gravações.Depois da morte de Joana,Malvina começou a  mudar seu comportamento e Ramirez começou a desconfiar de Malvina e resolveu ver as gravações.
Depois de perceber que sua desejada Malvina  tinha matado Joana se decepcionou e decidiu fazer o que era certo entregá-la a policia.
Malvina foi julgada e culpada não só por esse mais por vários outros crimes que havia cometido.
Autores: Eloane Luiz, Jéssica Assis e Michele Ferreira
Turma: 2006




Título: Louca obsessão 


Descrição da personagem:

A Morte, ela vem e nem se quer aviza friamente leva o que a gente mais ama, deixando em  nós um vazio que não se completa nunca mais, a dor que ela transmite é inexplicável, imcomparável, indescritível, apenas doi e a cada dia que passa a dor aumenta mais, apesar que com o tempo a gente aprende a lidar com ela. 
Ela sempre existiu e sempre existirá , não importa quanto tempo que demore um dia a Morte  irá chegar.

Sinopse:

Havia um cara em uma vila que era conhecido como O Louco. Por que?
O cara vivia bajulando a Morte, ela era a paixão de sua vida , falava dela a cada instante e pensava nela a cada momento. Qualquer um que parasse para conversar com ele, seu assunto principal seria sobre sua paixão,  A MORTE. Um dia ele prometeu a si mesmo que iria conhecê-la só que nunca conseguiu, a Morte nunca veio mesmo que ele arriscasse a vida para isso. Um queria ao outro mas nunca tinham a chance de se encontrar .

Até que em um dia inesperado, o Louco decide provocar um acidente de carro, para encontrar o que ele tanto sonhava. Fez com que tudo parecesse um acidente normal, então antes de pegar o carro ele corta os freios e vai para uma estrada escura , escorregadia e cheia de curvas. Então, mesmo estando com medo ele acelerou o máximo que pôde, esperando em fim poder encontrar sua amada, suas mãos ja começavam a suar frio e o medo estava começando a tomar conta dos seus pensamentos, até que ...  

Como mágica ela aparece no banco do carona, os dois trocam olhares como se fossem dois apaixonados em uma tarde de Sol. Então a Morte explica que o maior obstáculo entre os dois era ele, por ser tão obcecado por ela e sempre quere-la ao seu lado, mas agora nada os impediriam de estarem juntos porque  o que ela mais precisava era aquilo que ela estava sentindo naquele momento, O MEDO. Assim que ela termina de falar desaparece e quando ele olha novamente para frente bate em um outro carro e morre.
Nome: Anyelle Passos e Dayene Silva
Turma: 2006




Título: A viagem

Descrição da personagem:

José Carlos é um senhor de 62 anos que vive sozinho em  São Paulo , está muito abatido  e com saudades porque há muito tempo não vê a sua família , mas ele já esta providenciando a viagem  pra casa de sua família que é no interior de pernambuco e se tudo ocorrer como esperado ele irá 
chegar  em seu destino o mais rápido que pensa e poderá matar a saldade de sua família.

Sinopse:

mais SEU José enfrenta uma grande dificuldade que é a falta de dinheiro  pos já e de idade e não pode fazer esforços  devido  a um  problema de  saúde que vem se agravando a cada minuto então decide que não viverá  longe de família SEU José procura um grande amigo que conheceu quando vinha para São Paulo  e lhe pede algum dinheiro emprestado para conseguir  realizar seu sonho que é rever a sua família.

o amigo diz que não tem o dinheiro em mãos, mais iria  conseguilo o mais rápido possível então disse que estava indo ao banco naquele momento pois SEU José era um grande amigo de velhos tempos .
então partiu SEU Joaquim no intuito de ajudar seu grande amigo pois SEU  José ja o tinha  ajudado antes. E foi graças a essa ajuda que SEU  Joaquim esta bem de vida neste momento.


Então passado algumas horas SEU José retorna a casa de Joaquim para buscar o dinheiro que iria pegar emprestado e ao chegar lá Joaquim o surpreende não o emprestando mas dando o dinheiro para ele  e assim podendo rever a sua família .
Então ele viaja e ao chegar na sua cidade natal se de para com sua mulher aos beijos com um outro 
homem porém ele procura entender o lado de sua mulher pois ele passou 30 anos de sua vida em São Paulo longe de família porém seus filhos o recebem com muito amor.
Nomes: Tiago Coelho , Pedro henrique
Turma: 2006





Título: O amor quase impossível
Descrição da personagem:

A muito tempo atrás em uma cidade muito distante, havia uma mulher papisa e não era uma mulher como as outras, sonhava em ter um marido, uma casa e muitos filhos para cuidar,porém, sua  mãe 
não podia ter filhos e fez uma promessa que quando Deus lhe concedesse um filho ela iria  colocar  seu filho ou filha para fazer seminario e virar um membro da igreja. E  sua mãe teve isse filho, mesmo sendo mulher a mãe não desistiu de sua promessa. E Papisa mesmo depois de grande nunca questionou sua mãe 

Sinopse:

Porém, quando  já estava avançada de idade e seguindo a promessa da mãe e já era uma papisa ela conheceu o eremita também  ja  avançado de idade; ele vivia só e era  fechado em si, mas assim que papisa o conheceu aconteceu algo  dentro dela que ela não conseguia entender, o  seu coração começou a bater mais rápido  tudo girava a sua volta e  eremita que nunca havia falado com ninguém vivia perguntando por ela e querendo saber de sua vida.

Ela e Eremita decidiram entrar em um carro e fugir para viver o amor deles independente da idade dos dois, Muitos questionavam Papisa perguntavam se realmente ela iria largar Cristo para viver com um homém que nem compartilhava da mesma religião que ela, que até então nem falava, Foi quando ela cansada de ouvir e só falar resolveu agir e não deixar mais o tempo passar resolveu declarar o seu amor por Eremita e fugir  para bem longe!

Quando eles ja etavam longe Eremita disse a ela que eles  precisariam de dinheiro, porém nenhum dos dois tinha foi quando eles tomaram uma decisão eles precisariam de dinheiro mas Eremita ainda não havia deixado suas praticas seus costumes para trás foi quando ao lado de Papisa ele teve uma premonição
que se eles jogassem na roda da fortuna teriam dinheiro para terminar suas vidas felizes  e juntos ,jogaram e ganharam e foram felizes para sempre. The End
Lorraine e Tatiane turma 2006

Escrever e coçar, é só começar!

acesse e confira:




Propaganda é a alma do negócio!
Agora foi a vez do pessoal da 1001. dá uma olhada no que eles prepararam!


















Propaganda é a alma do negócio!
Os alunos da 1002, depois de um bimestre inteiro aprendendo sobre o texto publicitário, colocaram a mão na massa e fizeram eles mesmos suas propagandas..... um show! confira o resultado.



Trabalho de Carolina Prado, Bruna Albino, Juliana Castro, Larissa Madureira


Trabalho de Bruna Vidal, Tainá, Gabrielle, Paloma




Ler é o maior barato! 
Os alunos da 3003 também acham isso. Aproveitaram as férias de julho para ler e viajar através da imaginação para mundos surpreendentes, envolventes e excitantes. Agora eles estão compartilhando conosco suas experiências. Aproveite o relato abaixo e viaje você também....
  
Rômulo e Júlia

 livro “Rômulo e Júlia – Os Caras Pintadas” trata-se de uma história de amor entre dois jovens que se conhecem em uma passeata estudantil por força do destino. 

Júlia vivia com seu pai, que era um militar aposentado após o fim da ditadura militar e que não gostava que ela se envolvesse com nada a respeito de politica, ao contrário do pai de Rômulo que foi vitima de tortura, ex-exilado, jornalista e encorajava-o a envolver-se na politica.
Ao se conhecerem, Rômulo e Júlia, logo se apaixonam e por isso passam a se encontrar sempre. Um dia, num encontro de estudantes, Rômulo leva sua “namorada” para conhecer seu pai que lhe acha parecida com uma antiga amiga e como bom jornalista fica com aquilo na cabeça e faz perguntas para a menina, depois disso passa a pesquisar ainda mais sobre ela e sobre sua antiga amiga.   Com o desenrolar, descobre-se um passado surpreendente que a envolvia.
Luiza Ragazzi
turma: 3003
 
Não é você, somos nós!


    O livro Sua Grande Chance foi escrito por Johanna Edwards,com muito humor.Este é um livro divertido na medida certa,com uma leitura leve e linguagem bem simplificada.
    Em apenas 310 páginas divididas em vários capitulos emocionantes, a leitura conta a história de Danielle Myers,uma mulher de vinte e muios anos,atraente e solteira,que mora sozinha e é independente.
    Danielle é formada em comunicação e após levar o fora de um ex namorado da pior maneira possível para ela (ao vivo em um programa de rádio).
Ela então decide trabalhar em uma empresa de término de relacionamentos, a Sua Grande Chance LTda.
    Para superar o trauma e ajudar outras pessoas a lidarem melhor com o processo de terminar um relacionamento,seeja ele namoro ou amizade.Como o próprio slogan da empresa diz: "Não é você,Somos nós."
    Dani como se apresenta aos clientes sempre se envolve em muitas confusões pois ela nunca consegue seguir a principal regra da empresa:"Não se envolver pessoalmente".
    Sua maior confusão acontece quando Dani conhece um ex futuro namorado,só que o que ele não sabe é que ela foi contratada para dar o fora nele.E para que ele não descubra qual a sua verdadeira profissão e quem realmente terminou com ele,ela se enrola cada vez mais nas mentiras que inventa.
    Com a ajuda do irmão ela também irá desvendar segredos sobre seus pais que ela jamais gostaria de saber.
    A autora prende o leitor com a incrível e engraçada história de Danielle Myers e suas aventuras dentro e fora da Sua Grande Chance.Além de que como todo bom livro deixa uma mensagem sobre o verdadeiro significado da palavra familia e das mentiras.
    A narrativa me conquistou primeiramente por sua história bem diferenciada de outros livros que sempre se encontra por aí,discontraidamente no decorrer da história eu me interessei pelos casos em que Dani ia passando.
Este é o tipo de livro ideal para quem está afim de se divertir e dar boas risadas.  
Aline Teixeira
turma: 3003



Resenha do livro
Marley e Eu


        O livro conta a história de um carrocho pra lá de terrível, Marley.
        Ele apronta todas. Mas apesar disso, ele conquistou os seus donos.
        Como o casal queria ter um filho, resolveram adotar um cachorro primeiro para ver como eles iram se sair nessa.
        Despois de procurar muito encontraram Marley, e tudo começou.
        A história é surpreendente e linda, pra quem gosta de histórias com cachorros vale a pena ler.

Carolina Marchiori



Um mundo a parte





Ponte de Impacto foi escrito por Dan Brown e tem as mesmas características dos outros livros do autor: uma trama de suspense, intrigante e que nos prende ao livro do começo ao fim. São páginas de uma leitura fácil e bem produzida.
A protagonista é Rachel Sexton, uma analista no NRO – departamento de reconhecimento de informações dos Estados Unidos, filha de um senador que se candidatou e faria de tudo para vencer as eleições a presidência do país. Ela não tem muita afinidade com o pai, ela o acha um mal caráter. Rachel foi encarregada pelo atual presidente a analisar a veracidade das informações que a NASA e a Casa Branca pretendem divulgar para o mundo todo nos próximos dias. Mas, depois de várias pessoas confirmarem o acontecido, vários testes feitos por especialistas, acidentalmente Rachel e seus recém-formados amigos encontram algumas coisas que não batem com os testes realizados e eles percebem que essas descobertas podem causar algum problema para eles.
Um livro conquistador, Ponto de Impacto, me deixou a cada página mais interessado e, quando percebi, já estava chegando ao final. Recomendo a todos!

CERB – Resenha de Literatura – 02/09/2011
Guilherme A G de Souza Turma 3003


Poderosa – Sergio Klein




O livro conta a historia de uma menina chamada Joana. Ela era uma menina que nunca estava satisfeita com as coisas que aconteciam em sai vida. Por que muitas coisas já havia acontecido na vida de sua amiga e na dela nada.
A sua família estava um pouco bagunçada. Seus pais estavam em separação, sua avó( que era a pessoa que ela mais amava) estava bem doente, e ela tinha um irmão que só perturbava.
Até que um certo dia ela teve que fazer um trabalho sobre Joana D’Arc. Sendo que tudo o que ela escreveu era mentira. No dia seguinte ela recebe a noticia que a história de Joana D’Arc havia mudado e estava exatamente como ela escreveu no trabalho. Foi ai que ela percebe que tudo o que ela escreve pode acontecer.
Com isso, ela tenta resolver todos os problemas de sua família, mas acaba piorando tudo.

Resenha:

O livro traz uma história um pouco engraçada e interessante. E me fez divertir bastante com as confusões que a Joana faz.
Gostei muito do livro porque ele é engraçado e me fez rir bastante.

Nome: Ana Maria Moura Turma: 3003


Galileu



História de um professor que teve notícia de que na Holanda foi inventado um telescópio. A parti r daí se informou sobre o instrumento e duplicou sua capacidade de aumento e começou a fazer suas observações astronômicas e em pouco tempo começou a publicar livros sobre as suas observações .Com suas observações inovou a filosofia da natureza mas teve que provar suas teses de Grassi,um homem que só o contrariava . Esse livro é a vida e obra de um dos principais criadores do moderno método cientifico .
Gabriel Osvaldo - 3003


Os mistérios da Cabana
A Cabana - William P. Young



A cabana conta a história de uma família que passa o fim de semana, em um acampamento e a filha de Mack, Missy é seqüestrada e assassinada, ele como pai entra em desespero, e culpa Deus por tudo que lhe aconteceu. Passados anos depois da morte de Missy, Mack ainda está ferido e recebe um bilhete supostamente de “Deus”, para ir à Cabana do assassinato de sua filha.

O texto me emocionou muito, pois, pude ver como nem sempre as coisas acontecem sem nenhum propósito, por mais que doa no fim sempre virá uma coisa boa.
E não é culpando alguém que a nossa dor diminuirá para mim que sigo uma religião o livro mexeu muito com a minha fé, a fazendo crescer mais ainda, apesar de ser uma ficção aparenta ser muito real, como se você pudesse estar lá na cabana vendo tudo acontecer, e me fez ver que temos que aprender a perdoar as pessoas por mais que ela nos magoe e deixar que ela aprenda e pague pelos erros cometidos.

Quênia de Brito 3003


Os malefícios do orgulho
(inspirado em A ponte para o sempre)




O livro A ponte para o sempre conta a história de um homem em busca de seu grande amor. Ao longo da história vemos o medo dele de se comprometer a um relacionamento sério, pois segundo ele ao ser exclusivo a uma pessoa ele perderia sua liberdade.
Mesmo quando se depara com a mulher de sua vida a qual ele realmente ama foi tão orgulhoso e preso a sua filosofia tosca que não se entregou ao amor mesmo quando ela realmente precisou porque ela estava doente.
O livro me chamou atenção porque às vezes nos prendemos tanto as nossos próprios pensamentos que não nos damos conta que as nossas atitudes acabam magoando as pessoas ao nosso redor.
É um livro bastante interessante, o qual eu gostei muito devido a lição de vida que ele tem na história e porque isso foi uma história real e também podemos tirar muito de proveito do livro.

Caroline de Souza


O vendedor de sonhos – Augusto Cury




Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe de onde ele veio, o nome ou sua história. Grita aos quatro ventos que as sociedades modernas se converteram num hospício global.
Com uma loucura extrema, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ele vendia as pessoas o sonho de serem seres humanos sem fronteiras. Seres livres de preconceito. Ele liberta as pessoas da rotina e por isso arruma muitos inimigos.

Resenha:

O autor traz uma história de ficção misturada com drama e comédia, sendo assim podemos aprender muitas lições. Gostei do livro porque ele pode nos ajudar nos momentos em que nós nos sentimos presos ou influenciados pela sociedade.

Nome: Débora Schmid Turma: 3003


O último chá da morte



O livro começa com o assassinato de Rex Fortescue.
Quando ele toma seu rotineiro chá da tarde. Porém seu último chá, pois estava envenenado. Dai então começam a acontecer os homicídios baseados em uma canção de ninar e a cada crime o assassino coloca um punhado de centeio nas vitimas.
Ai começa uma grande investigação. Rex, casado com uma mulher mais jovem que ele e que tem uma grande amizade com um homem solteiro poderosíssimo; Rex pai de dois filhos, um que vive da maneira que o pai deseja, sendo casado com uma mulher inexpressiva e fria, outro que é a ovelha negra e que acaba de se casar com uma viúva. Vive também com sua cunhada do primeiro casamento, uma mulher reclusa e de costumes contraditórios. Os empregados também não gostam muito do patrão. Com este cenário, todos acabam sendo suspeitos.
O livro é interessante é uma leitura dinâmica, cheio de enigmas e mistérios.


Thais A.Gomes Lomar
Turma:3003


Resenha sobre o livro “O céu está caindo, de Sidney Sheldon”




O livro dá continuidade à história de Dana, que é iniciada no livro “O plano perfeito”. A história de Dana é bem típica de uma pessoa que luta por seus objetivos e se preocupa com a sociedade. Ela trabalha como jornalista e apresentadora de um telejornal, mas se destaca nesse meio, visto que ela se mostra interessada em seus entrevistados. Dana é bem sucedida, e tem uma vida, até então, perfeita. Ao “cobrir”, durante seis meses, uma guerra em Sarajevo, ela se sente muito frágil e culpada por tantas pessoas morrerem e ela não poder fazer nada a respeito. Nesse parte dramática de sua vida, ela conhece Jeff Connors, um americano atraente e meigo. Sua vida muda quando adota, de Sarajevo, Kemal, órfão e deficiente físico. Ela passa por muitas dificuldades com a adaptação do menino ao “novo” país e à escola. No seu trabalho tudo ia bem, até que ela resolve entrevistar Garry Winthrop, um cidadão americano, de uma família rica e importante, que no dia seguinte a entrevista, morre “acidentalmente” em sua mansão. Dana fica intrigada com o fato de Garry ter sido mais uma vítima, membro dessa família, a ter morrido acidentalmente. Tentando solucionar esse mistério, Dana passa por muitas dificuldades e surpresas ao viajar pelo mundo tentando descobrir quem tinha causado esses terríveis “acidentes”, que ela acredita ter sido assassinato.
Nos primeiros capítulos, o autor se preocupou muito com os detalhes da história. Com o decorrer do livro, o mistério vai aumentando, as histórias vão se enrolando cada vez mais e parece impossível ser verdade o que Dana consegue fazer para se livrar das armadilhas.
Quando ela começa a investigar o assassinato da família Winthrop, todos acham que ela é louca por achar que tudo foi um assassinato, por isso o título do livro. O autor cita que ela parecia o “Galinho Chicken little”, devido a sua história ser tão “absurda”, aos olhos das pessoas.
Até o meio do livro, eu achei que sabia o final da história, mas como é típico da escrita do Sidney Sheldon, o final surpreende bastante. A história, em si é empolgante, embora seja simples. Uma das coisas que mais chamou minha atenção foi que a personagem principal, Dana Evans, tem a personalidade muito forte, é muito ingênua e sabe o que fazer em todas a situações, coisa que é difícil se ver no “mundo real”. Ela consegue pensar em tudo, para se livrar das armadilhas durante a história.
A história é marcada por falsidade, cobiça, intrigas, mentiras, vingança auto-confiança, drama, amor, enfim, tudo o que torna o romance bem característico de Sidney Sheldon.
Eu recomendo o livro porque, é muito bom de se ler, sua leitura é fácil, seus detalhes não são cansativos e o ritmo é bem acelerado, porque as histórias são todas interligadas, tendo um mistério dentro de outro, e isso faz com que não se consiga parar de ler.
Colégio Estadual Rui Barbosa
Aluna: Mariana Abrunhosa Gehren
Série: 3º ano EM
Disciplina: Literatura
Professora: Tatiana


Marley, o cão subnormal





(A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo)
John Grogan e sua esposa Jenny, são um casal de jornalistas recém casados que temem comum o amor por cães e, logo sentem a necessidade de comprar um filhote, através de um anúncio de jornal eles chegam a uma criadora de labradores. Sem demorar muito, o casal resolve ficar com um filhote de labrador amarelo que inclusive estava em liquidação. O filhote foi escolhido por ser o mais destemido da ninhada. A mãe do filhote era calma e agradável, mas ao deixar a propriedade o casal se depara com uma fera indomável: o pai de Marley.
Assim que o filhote chega a casa, o casal depois de pensar em inúmeros nomes resolve chamá-lo de Marley em homenagem ao cantor Bob Marley, que era a trilha sonora do casal na época. Marley já entra na história da família desde o começo desta, faz parte de todos os acontecimentos do casal, desde a primeira gravidez as mudanças de emprego, a chegada dos filhos, Patrick e Conor e assim ele está ali crescendo como um membro da família.
Desde o começo a família Grogan percebe que seu bicho de estimação não é um cão típico, Marley não obedecia aos treinamentos, tinha pavor de chuva e se ficasse sozinho em casa nessas ocasiões ele destruía tudo, entre muitas idas ao veterinário e muitos comprimidos calmantes ele ia se mostrando um cão extremamente problemático, porém extremamente encantador.
Durante todo o livro, inúmeras são as aventuras de Marley, as melhores sem dúvida são: ter aparecido em um filme, ter comido um anel que John dera à esposa, ter babado em todas as visitas do casal, ter destruído uma quantidade incontável de coisas, ter estado junto a seu dono quando este foi socorrer uma menina ferida, ter desobedecido toda a autoridade do treinamento de cães, pular de forma incontrolável em quem quer que chegasse em casa.
Infelizmente nossos bichos de estimação não vivem tantos anos como nós, com Marley não foi diferente, os problemas da velhice e típicos de sua raça foram debilitando ele também. Os filhos do casal já estavam crescidos e amavam o cão da família. Uma doença grave leva Marley a ser sacríficado e ele ganha uma sepultura no jardim da casa de seus donos. Mas, deixa uma lição no coração da família de que nem sempre os mais fáceis e de melhor temperamento são aqueles que amamos mais e que sempre temos um animal de estimação que nos toca mais que os outros. Com certeza Marley estará para sempre nas histórias dessa família como o cachorro mais maluco e mais amado de todos.
O livro Marley e Eu, na minha opinião é lindo, porque Marley não era só um cão que estragava as coisas, pulava nas pessoas etc. ,mais sim um animal que tocava a alma e nos esina algumas das lições mais importante de nossas vidas, que e viver cada dia com alegria, aproveitar cada momento como se fosse o último e o mais importante, seguir o que diz o nosso coração.



Nome: sara luiz da silva
Turma:3003 turno: manhã
Professora: Tatiana


MALDOSAS



A história é narrada por uma das cinco melhores amigas, que se conhecem no verão da sétima série, a Alison. Ela era a mais popular e bonita do colégio, era prestigiada até pelas garotas mais velhas. As cinco amigas Ali (como foi apelidada Alison), Aria, Spencer, Hanna e Emilly faziam tudo juntas.
Todos os dias se encontravam para conversar sobre garotos ou sobre a última moda de sapatos que tinha sido lançada. Todas sempre faziam o que Ali falava, pois ela era o exemplo a ser seguido. Até que um dia a noite Ali decide fazer uma nova brincadeirinha, empinotizar as outras para ver se funcionava. Todas concordam menos Emilly que achava absurdo de mais, mesmo assim participa da brincadeira para não ficar de fora. Todas caem no sono menos Emilly que ao perceber o que estava acontecendo discute com a Ali que sai de lá chateada com Emilly por não ter concordado com ela.
Mas tarde a mãe da Ali liga para casa das quatro meninas para saber se tinham notícias da Ali, pois ela não havia chegado a casa até àquela hora todas as protege, pois tinham combinado que se a mãe de uma delas ligasse perguntando algo sobre a escola ou sobre qualquer coisa uma cobriria a outra. No dia seguinte a polícia analisa o depoimento de cada uma das quatro amigas para tentarem ter pistas do desaparecimento de Alison, que já era dada como sequestrada por todos. Depois daquele dia nenhumas das quatro conversaram achando que cada uma delas era culpada pelo desaparecimento de suas amigas.
Depois de três anos elas se encontram novamente no mesmo colégio e mesmo sem se falarem como antes elas ainda sentiam-se culpadas pelo que havia acontecido naquele verão. Mas o que elas menos imaginavam era que tinham muita coisa em comum ainda como receber constantes mensagens no celular contando sobre seus segredos mais íntimos, segredos esses que só a Alison conhecia, e o mais impressionante, as mensagens eram anônimas assinadas somente pela letra “A”. Será que s mortos podem mandar mensagens de texto via celular para as pessoas vivas da terra? Ou será que a Alison só desapareceu por três anos só para fazer mais uma brincadeira?
Eu recomendo esse livro pois é um livro que prende você na leitura, sempre fica um suspense no final de cada capítulo e tem uma linguagem pouco formal. Recomendo também para as garotas que estão entrando na adolescência, pois fala muito bem sobre a vida adolescente do ponto de vista de uma adolescente.
Sheila Neres - 3003


Inferno



O autor Jhon Marsden traz essa história emocionante e cheia de surpresas e suspense, para aqueles que gostam de aventuras.
Quando um grupo de jovens vai acampar em uma clareira onde um eremita assassino viveu, eles se deparam com grandes emoções. Ellie a amiga que começou com tudo, começa a descobrir quem realmente são seus amigos.
Em uma noite Ellie e o outro amigo Lee, vêem aviões de caça apagada passar acima da clareira, mais como estavam com sono, acharam que era uma ilusão.
Ao final dos dias, eles voltam a sua cidade e já no caminho encontram queimadas, mas ao chegar a suas casas que eles encontram o verdadeiro inferno de suas vidas, seus pais desapareceram, não tem luz nem linha telefônica, e a cidade esta deserta. A partir de algumas conclusões eles se vêem na Terceira Guerra Mundial e tem que lutar para se salvar e salvar seus pais desses inimigos desconhecidos.

Nome: Laura Maria M. Pereira
Turma: 3003
Profº: Tatiana


Gatos, fios-dentais e amassos - Louise Rennison




O livro relata o diário do dia a dia de uma menina chamada Geórgia, que tem 14 anos, que estuda em uma escola só de meninas.
Ela pensa que será lésbica, pois não consegue nenhum namorado, até que aparece Robbie, irmão do namorado de sua melhor amiga Jas.
Geórgia tem um gato selvagem escocês que todos os seus vizinhos o detestam.
O pai de Geórgia se muda para Nova Zelândia. Ela fica morando com sua mãe e sua irmã Libby.

Resenha:
Eu gostei do livro pois fala de muitas confusões que toda adolescente passa: Garotos, escola, pais e irmãos.
Indicaria o livro por que é do tipo que você não consegue parar de ler.

Nome : Ana Carolina Valone Turma:3003


É ilegal ser menor?
Com licença, eu vou à luta! – Eliane Maciel




“Com licença, eu vou à luta” conta a história de Eliane Maciel, uma menina de 15 anos que se apaixona por um desquitado de 33, chamado Otávio.
O pai a favor da “da moral e dos bons costumes” proíbe sua filha de se encontrar com Otávio. Sem saber o que fazer, ela decide procurar a Justiça para se libertar dos seus pais e ganhar a maior idade pra poder ficar com seu amor. Só que a mesma justiça que ela procura submete a vontade dos pais e tudo que ela faz acaba sendo em vão.
O livro mostra que naquela época era um absurdo uma menina de 15 anos se apaixonar por um homem mais velho, comparado a hoje em dia.. Mas, Eliane acaba sofrendo muito com tudo isso, recebe castigos desnecessários.
A vantagem de o livro ser autobiográfico é que você entra na história como se ela estivesse acontecido com você e pra quem é jovem hoje, saber como era a vida antigamente.
Letícia Nonato - 3003


A real história de uma prostituta.




A real história de uma prostituta.

“E ficaste contente?,perguntaram a Helena no inferno.
“Contente?”, respondeu ela, “quando todas as torres de Tróia desabaram; e os filhos de Príamo morreram, e ele perdeu seu trono? E essa guerra foi diferente de todas; e até mesmo os deuses participaram; e tudo isso somente por minha causa! Contente? Devo dizer que sim”

O arqueólogo Bettany Hugres passou metade da sua vida fazendo os mesmos passos de Helena. No seu livro relata todos os detalhes e conta realmente a história da verdadeira Helena, que não foi uma rainha bonita que foi forçada a casar com Melenau e que mais tarde se apaixonou por Paris e decidiu fugir com ele. O autor relata a verdadeira História de Helena que era uma prostituta e seduzia homens com sua beleza, para, na verdade, viver na luxúria acumulando riqueza e fama pra si. Ela era sim, considerada a mulher mais bela do mundo, e por isso causou uma das guerras mais conhecidas de toda história. E nessa guerra até os Deuses (Gregos) participaram.
Ao mesmo tempo o autor relata o poder feminino e suas buscas, mostrando e incentivando as mulheres a lutarem usando suas próprias armas.
O livro se torna interessante exatamente pelos detalhes que o autor relata, visitando vários países, pesquisando e relatando a História da mulher mais bela do mundo que fez mil navios zarpar. Ele mostra exatamente o contrário do que os filmes que falam da guerra. Mostra os fatos, a ambição, não um amor romântico mais sim ,um interesse pelas riquezas.E também para ajudar a entender melhor a história ele compara autores, que ao se referir a Helena, por ironia mostram ela como prostituta, outras apenas como uma mulher qualquer, outros como uma rainha e na maioria como uma Deusa, pois ela além de ser considerada a mais bela do mundo era considerada uma semi-deusa, pois era filha de Zeus (0 Deus mais poderoso) e Leda, (Esposa de Trindaro, mortal). Por isso eu concluo que esse foi uma dos melhores livros relatando a Guerra de tróia pois ele te prende ao provar que essa guerra não é apenas uma história da literatura grega, mas,ela realmente aconteceu.

Ana Clara Justen


Relatos de um “soldadinho”





“Das cerca de trezentas mil crianças – soldado que atualmente participam de conflitos pelo mundo inteiro, uma delas conseguiu escapar da morte, dos entorpecentes, da lavagem cerebral e dor abusos cometidos pelos senhores da guerra, para contar sua história.”
O livro relata a vivência de um menino na Guerra Civil em Serra Leoa, onde Ishmael Beah narra sua própria história. As dificuldades que passou longe da família, já que dela se separou logo no primeiro ataque.
Ishamael, um menino de apenas 16 anos, aprendeu instintivamente a defender-se e a seus amigos. Refugiando-se de aldeia em aldeia seu grupo foi salvo em sua maioria.
No momento em que se afasta dos seus amigos, ele encontra um outro grupo que o convoca a participar de um grupo de soldados. Nesse novo grupo ele conhece outros garotos com quem passa a conviver, e cria um vínculo afetivo.
Em seu primeiro ataque como soldado contra os rebeldes, percebe que seu amigo mais próximo está ferido e tenta ajuda-lo e acaba vendo que sua ajuda seria inútil já que o menino está com a sua coluna presa na árvore. Depois do acontecido Ishamel fica revoltado e passa a atirar e atacar como ninguém. Mas ainda com o trauma de ter visto seu amigo naquela situação ele ainda tinha alguns transes. Mas isso nunca o prejudicou. Já que com o efeito das drogas que usava ele ficava alienado, e esquecia dos traumas por uns instantes.
E por fim, se não vou contar todo o livro, a Guerra acaba e Ishamel tenta livrar-se do vício das drogas, passando a morar em uma clínica de reabilitação. Durante o processo de reabilitação que passara Ishmael conhece uma mulher que o leva para os E.U.A.. Onde ele escreve o livro “Muito longe de casa, Memórias de um menino soldado”.

(Camila Raimundo Viana Batista, Turma: 3003)


As faces da morte







Resenha do livro A lista de Schindler.
Schindler um burguês cracoviense compra uma fábrica de artigos esmaltados e contrata trabalhadores judeus que eram extremamente reprimidos pelo governo alemão.
Schindler com feições arianas e membro do partido nazista, se sensibiliza com o sofrimento dos perseguidos por Hitler e tenta a seu modo salvar a maioria de vidas possíveis dos pútridos campos de concentração onde o único caminho era a morte.
Está é uma história real, passada na Segunda Guerra Mundial, que nos mostra que os alemães não eram só nazista, muitos eram também humanos que se importavam com o próximo, mesmo que o próximo fosse judeu.
Uma das cenas que mais marcam o livro, foi schindler observando uma menininha com um casaquinho vermelho tentando fugir da ocupação nazista. Ela driblou os soldados e entrou em uma casa abandonada. Certo tempo mais tarde ele visita o campo de Plaszóvia e vê o corpo da menina com o casaco sendo queimado no fim da guerra. Nesta cena descreve-se o sofrimento de schindler em ver uma menina tão inocente morta sem motivo nenhum, só por ser judia.

Marina de Almeida Feistel - 3003


Adolescência conturbada



A adolescência de uma menina com uma situação financeira boa, mas que mesmo assim sofreu na 2ª Guerra Mundial.
Polonesa morava no gueto de Varsóvia e lutava com seus vizinhos para sobreviverem das mãos dos Alemães, porém acabou sendo protegida por ser filha de uma Americana. Mas sofrendo ao ver os seus familiares por parte de pai, amigos do colégio e vizinhos morrerem na guerra.
Mary durante a guerra ficava presa na sua casa, e vendo pela janela os desastres e escrevia todos os relatos sobre a guerra, abreviando os nomes e sobrenomes e também usando pseudônimos, por não saber se as pessoas estavam vivas.
Salva do holocausto, Mary Berg vai para os Estados Unidos com os seus pais e lá conhece um jornalista S.L. Shneiderman, que ajuda a menina a organizar seus relatos e transformar em “Diário de Mary Berg”.

Para todos que lêem o livro e ótimo, mas no meu ponto de vista tem maiores reflexos nos adolescentes, pois vivemos uma outra realidade que aquela menina viveu.
Tirei uma lição: nós que somos adolescentes 15 a 18 anos do século XXI não conhecemos nada da vida.

Nome: Tamyres de Souza Salermo Gomes (28)
Turma: 3003


A sociedade do S
(Você acredita em vampiros?)




O livro conta a história do ponto de vista de uma menina chamada Ariella. Logo quando ela nasceu sua mãe sumiu de repente sem deixar rastros, seu pai Raphael Monteiro nunca menciona o desaparecimento repentino de sua mãe.
O pai de Ariella tem 35 anos e é um cientista que pesquisa sobre hemoglobina ela tem duvidas de seu pai, pois ele sempre se tranca em seu laboratório e nunca come junto com ela.
Ao longo da historia ela descobre o que o pai dela é e acaba se surpreendendo com o que ela mesma é.
Eu gostei do livro porque fala de vampiros e tem muito suspense para quem gosta de livros.

Zilá - 3003

A espera da morte




Nem mesmo as gélidas temperaturas do inverno de Boston poderiam acreditar naquele cenário arrepiante. Sob o teto de uma capela do convento de Nossa Senhora da Luz Divina, os corpos de duas freiras jazem no chão imaculado.
A detetive e a médica começam a desvendar a terrível ligação entre as mortes. À medida que segredos há muito esquecidos vêm à tona, a Dra. Maura Isles se vê envolvida em uma investigação que se fecha cada vez mais ao seu redor, levando a uma revelação perturbadora sobre a identidade do assassino.
É um livro de suspense, mistério e crimes friamente calculados para encobrir o segredo de uma aldeia.

Jonathan Miranda
Turma:3003


A mensagem reveladora



O livro Eu sou o mensageiro, escrito pelo autor australiano Markus Zusak (Sydney, 23 de junho de 1975), traz uma história que nos faz refletir sobre o autoconhecimento, o potencial de cada pessoa e as mudanças que ocorrem em nossas vidas.
Com um toque de humor, Zusak nos conta a vida de Ed, um jovem taxista que aos 19 anos se considera um zero à esquerda, o “rei da incompetência” e um desastre no amor. Ed joga cartas, mora com Porteiro, um cachorro fedorento e viciado em café.
Tudo começa em um assalto a um banco, no qual ele estava com seus amigos e é dado como o heroi do assalto, apesar de não ter feito nenhum ato de heroismo.
Após isso, Ed começa a receber cartas com endereços e a confusão assola sua vida, pois ele não compreende o objetivo de tudo isto.
Ed percebe que terá que cuidar e até salvar vidas, mas ele se considerando o “rei da incompetÂncia”, não vê capacidade para isso.
Ao decorrer da narrativa, as cartas aumentam e ele vê que mesmo na sua insignificância, é capaz de cumprir e realizar muita coisa.
O livro nos proporciona uma leitura fácil e complsiva. A história tem alguns segredos que nos surpreendem ao final.
O autor deixa bem claro a ideia de transformação pessoal e o autoconhecimento como um passo à frente para radicalizar seu potencial.
Particularmente, achei uma leitura valiosa pela lição que nos passa, mostrando o valor que cada pessoa tem, mesmo que não seja visível.
Ana carolina Carius


Trabalho de produção textual dos alunos do 1º ano normal. Produção de charges e tiras com base no currículo mínimo proposto pelo Estado.
































































Produção de charges e tiras pelos alunos da 1001 e 1002. Trabalho realizado de acordo com o currículo mínimo.

9 comentários:

  1. gente, estou muito orgulhosa de vocês! parabéns pelas resenhas! ler é o maior barato, mas compartilhar a leitura é mais legal ainda. bjão

    ResponderExcluir
  2. Sempre quando eu tiver em dúvida de qual livro ler, eu vou dar uma passada aqui pra ver as dicas.

    ResponderExcluir
  3. Sempre que eu tiver em dúvida de qual livro ler, vou dar uma passada aqui pra ver as dicas.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, o blog esta liindo *----*

    ResponderExcluir
  5. As resenhas estão ótimas.
    Ameei o blog também,está maravilhoso.Beijos ;D

    ResponderExcluir
  6. Está lindo o Blog ,as resenhas estão ótimas , ate tive vontade de ler os livros ;D

    ResponderExcluir
  7. Muito legal ter uma parte do blog só para esse "momento leitura". Conhecemos mais de muitos livros interessantes, e a vontade de ler só aumenta!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos os grupos pois os trabalhos ficaram muito legais e criativos!

    ResponderExcluir
  9. Coisas de adolescentes4 de outubro de 2011 às 10:04

    Esses livros parecem ser muito legais dá ate vontade de correr para a biblioteca e pegar e lê todos de uma vez só.

    ResponderExcluir