Cibercultura


Percorrendo os caminhos do hipertexto


Lucielto Macário


Uma pesquisa no site do Google sobre o conceito de hipertexto nos revela uma lista com 38.600 indicações. Essa quantidade pode indicar que há muito material na internet a respeito do assunto.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto – acesso em 09/11/2011)


É bastante interessante se deparar com um texto e, à medida em que se percorre a leitura, encontrar palavras, na maioria das vezes destacadas de alguma forma, que te levam a outros textos. Essa conexão cria um vasto repertório de determinado conteúdo, pois amplia a abordagem de determinado assunto.
Se pensarmos o texto como uma estrada que pode ser percorrida pelo leitor, o hipertexto pode ser considerado ruas transversais, que podem ser acessadas para se ampliar o horizonte sobre determinado lugar (no caso do texto, sobre determinado assunto). Os hiperlinks, assim como as placas de sinalização de um sistema viário, é que nos indicam o caminho a seguir.
Enfim, o hipertexto cria a possibilidade de o leitor ter mais de uma fonte de informação a respeito de determinado assunto, pois o guia para lugares lugares que vão além do texto que está sendo lido.