Aula Passeio

FOTOS PASSEIO ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE GUANDÚ -
3º ANOS 2016
 Projetos de Reposição da GREVE
 Alunado aproveitou o dia com a equipe de reposição:
 professores:  Roberta Gregório,  Alberto Ragazzi,  Rosa Maria,   Marianna Hammes e
  Andréa Nunes.






__________________________________________________________________________











 Planetário
No dia 2 de junho 

Cortiço

Castelinho
Uma caminhada ecológica em comemoração ao dia do meio ambiente. Fomos presenteados com um belo dia de sol... o contato com a natureza restabelece o equilíbrio e dá ao homem a sua verdadeira dimensão na gênese do universo. Desfrute:


concentração
início da trilha
um momento de descanso

instruções para a subida pela trilha
lá em cima!!!!!
apesar do sol, muito frio e muiiiiiiiiiiiiiiiiiito vento!
coisa linda de se ver!
sem palavras!!!!!!!
uma foto para a posterioridade
vista de alto!
mais uma vista de Petrópolis
desfrute!

desfrute um pouco mais....
caminhada com a participação dos professores,  e alunos do 1o ano ao 4o ano do curso Normal, formação de professores,  ou morro Meu Castelo.

________________________________




Dobrão, maior moeda portuguesa corrente, 
cunhada em Minas Gerais entre 1724 e 1727

Caminho do Ouro 


Aula Passeio acabou há pouco, dia 29 de agosto de 2011, 
 o dia estava lindo, descemos pela trilha com
orientação do Professor Paulo que  guiou a turma e estimulou mais essa  caminhada. 
No apoio, Aninha nossa querida inspetora, Thiago professor de Matemática, pai de uma aluna,
e quem escreve este post, 
 professora Ruth.



Placa Estrada da Serra Velha


 fotos do celular
Pedra ?

Abaixo o traçado do caminho Real
Com a abertura do Caminho Novo pela Serra dos Órgãos, concluído por volta de 1724, o tempo de viagem seria encurtado para três semanas. No percurso, demoravam as tropas de burros cerca de três meses. Mesmo os viajantes mais expeditos, que contavam com boas montarias e não eram atrasados por animais de carga, penavam para completar o trajeto. Em 1700, o Governador Arthur de Sá gastou 47 dias de um extremo a outro do caminho, isso sem contar os dias em que parou para descansar.
O ouro extraído nas Gerais, quando se acumulava em quantidade razoável, era metido em valises de couro, colocadas a pender de ambos os lados de uma besta de carga, normalmente uma mula, devido à sua força e firmeza de passo. Feito isso, vinha a tropa serra abaixo, sempre escoltada por uma patrulha de Dragões. 
Vale lembrar que Tiradentes era oficial de um desses regimentos de Dragões, uma espécie de polícia da época. Daí o fato de o mártir da Independência ser também patrono das Polícias Militares.



O caminho chamado de pé de moleque 
observem como lembra o doce de amendoim




Membro da UICN Brasil, Especialista em Unidades de Conservação urbanas. Ex-Diretor Executivo do Parque Nacional da Tijuca.
Texto excelente sobre o tema.

__________________________________________________________________



link abaixo site bacana sobre tema. Espero que o site abaixo volte a postar.


http://abeunocaminhodoouro.blogspot.com/2010_09_01_archive.html




Os caminhos do Rio de Janeiro

Os caminhos do Rio de Janeiro formavam uma rede de caminhos popularmente conhecida como Estrada Real. As suas principais variantes foram:

 Caminho Velho

Caminho Velho, que ia de Paraty a Vila Rica (atual Ouro Preto). A partir da descoberta de ouro na região das Minas Gerais em fins do século XVII, este caminho transformou-se na rota preferida atingir-se a região das Minas Gerais, assim como para o escoamento de ouro, que era transportado por mar de Paraty para o Rio de Janeiro, de onde embarcava para Portugal. Esta via estendia-se por mais de 1.200 quilômetros, percorridos em cerca de 95 dias de viagem.

 Caminho Novo segundo o site da Wikipédia 

      Caminho Novo que ia do fundo da baía de Guanabara até encontrar o Caminho Velho em Ouro Branco, então arraial de Vila Rica, atual Ouro Preto. Foi aberto por Garcia Rodrigues Pais em 1707 como alternativa ao Caminho Velho para evitar a rota marítima entre Paraty e o Rio de Janeiro. Iniciava-se em portos do rio Iguaçu ou do rio Pilar, como Piedade do Iguaçu, hoje Iguaçu Velho em Nova Iguaçu, ou Pilar do Iguaçu, hoje um bairro de Duque de Caxias. Seguia dos portos fluviais até a vila de Xerém, passava pela atual Reserva Biológica do Tinguá, pela extinta freguesia, arraial e igreja de Santana das Palmeiras, subia a serra até Paty do Alferes e, dali, descia em direção a Paraíba do Sul onde cruzava o rio do mesmo nome. Daí seguia até Ouro Branco. Esse foi o caminho utilizado para escoamento do café do Vale do Paraíba, por tropas. 
Esse caminho foi calçado por Conrado Jacob Niemeyer, calçamento que persiste em excelente estado de conservação no interior da Reserva Biológica do Tinguá (nos municípios atuais de Nova Iguaçu e Miguel Pereira).


Aula Passeio
      Aula Passeio surgiu numa reunião do curso Normal, em que o professor Paulo, de Geografia, sugeriu, Vamos fazer uma aula passeio, subir o Castelinho?? :))) alguns toparam!!Tatiana, Juliana, Aninha, Thiago  e Ruth. Agora estamos publicando nossas caminhadas aqui mostrando como    estamos aprendendo a melhorar nossas aulas, nosso contato com nossos alunos e alunas e nosso tempo na escola. 
A aula passeio é uma estratégia de aprendizagem que mexe com seus participantes, envolver a comunidade em situações para além dos muros da escola aumenta nossa relação afetiva entre professores, alunos, diretores, equipe do apoio da escola e mais alguém que leu e não se sentiu incluído, porque somos um Grupo, todos cooperam. Criamos uma energia boa!!  Os alunos ganham até lanchinho com carinho  e tudo! valeu Patrícia!
   Curiosidade é que a  próxima aula começa a ser elaborada no final da última, em que Paulo olha para o grupo e diz:
     Então,  vamos subir o Cortiço??  rss... que será o próximo e último passeio deste ano. 

   Aula passeio  gera integração multidisciplinaridade, é muito bom, depende da nossa atitude e  articulação para  esse processo, em ação deslanchar, ops!, caminhar pelas trilhas do conhecimento fazendo ciência com arte e em contato com a natureza! Bom demais!!

4 comentários:

  1. Gostei bastante do blog,tem várias coisas que me interessaram.Espero que continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog, adorei as fotos do passeio!

    ResponderExcluir
  3. O Blog está muito bem atualizado, tem muitas coisas interessantes, nosso grupo está gostando muito das postagens .

    ResponderExcluir
  4. Que legaaaal, aaa quero ir também ! haha
    Muito bom o blog ! :)

    ResponderExcluir