Educação Física - Professor Siba



 Soltando Pipa na Escola

Projeto Professor Sibrande de Mello

com apoio do Prof Ivo Braga



Projeto realizado na aula do dia 7 de maio de 2013
na Quadra do CERB 
Professor Sibrande, Siba.



Professor Walcyr dando linha..



   


Pipa é um brinquedo feito de varetas e papel, cola e linha e é feito para planar. Uma deliciosa brincadeira infantil. Também é conhecido como papagaio, quadrado, pandorga - dependendo da região do país. Empinar pipa também é um esporte - e recebe o nome de Eolismo - Eolo deus grego dos ventos e das tempestades. Aqui não iremos falar do lado profissional e sim da brincadeira


COMO EMPINAR UMA PIPA

Se o vento for bom a pipa simples e bem construída é possível empiná-la sozinho, orientando-a convenientemente e soltando a linha, mas o mais comum mesmo é servir-se de um ajudante.
O ajudante deverá manter a pipa levantada numa inclinação de 60º, de frente para o vento e à frente do empinador, a uma distância de 20 ou 30 metros.
O empinador ficará com a linha bem estendida na sua mão e quando o ajudante perceber que há vento (uma raja da momentânea no rosto por exemplo), fará um sinal ao empinador, que recolherá a linha com as mãos, num movimento alternado e constante, simulando assim um vento relativo maior.
A pipa deverá subir e, quando o empinador sentir que o vento a mantém, fazendo força para levá-la longe, aproveitará para soltar o máximo de linha possível, sem permitir que perca muita altura. Se isso acontecer, voltará a recolher a linha e assim por diante, até achar as capas de vento superior, que costumam ser mais fortes e constantes.
Daí para frente, bastará dar pequenas puxadas se a tendência da pipa é cair, recolhendo a linha que estiver solta no chão, enrolando-a na carretilha, manete ou lata.
Desse momento em diante, o empinador poderá controlar o vôo com mais calma, verificando a performance da pipa, se esta faz cabriolas ou movi mentos bruscos ou irregulares. Eventualmente, poderá descer a pipa, fazendo alguns ajustes ou correção nos estirantes ou no rabo.





 Cleonice Rainho, poema, A pipa.

Aprumo a máquina,
dou linha à pipa
e ela sobe alto
pela força do vento

O vento é feliz
porque leva a pipa,
a pipa é feliz
porque tem o vento.

Se tudo correr bem,
pipa e vento,
num lindo momento,
vão chegar ao céu.

.

Empinando pipa

   Pipa é um brinquedo feito de varetas e papel, cola e linha e é feito para planar. Uma deliciosa brincadeira infantil. Também é conhecido como papagaio, quadrado, pandorga - dependendo da região do país. Empinar pipa também é um esporte - e recebe o nome de Eolismo - Eolo deus grego dos ventos e das tempestades. Aqui não iremos falar do lado profissional e sim da brincadeira.










Skate

Fotos e aulas de  Sibrande de Mello



fotografia de Sibrande Mello




































turma













dando linha


turma
pulando corda

Pulando Corda


material para brincar












Professor Ivo Braga












cooperação






manobras
tentando







detalhes
no pirulito filho da nossa querida Máira, neto da Magali, secretaria  e inspetora do CERB




















































Um comentário: